O que fazer com o cliente que não tem paciência
A primeira coisa que temos que ter bem claro é: quem são os clientes sem paciência?
 
A resposta é: TODOS e vou explicar rapidamente o porquê.
 
Tudo hoje é rápido, aperto um botão a tv liga, envio um sms para o japão e em questão de segundos chega, dígito qualquer coisa no Google e ele me restorna, enfim, tudo está rápido demais. Sem contar a quantidade de informações a que temos acesso que nos trazem a sensação de que estamos sempre desatualizados e precisando correr!
 
Então não espere que eu tenha paciência, nem você, nem ninguém, trabalhe para aliviar este efeito e aqui vão algumas dicas práticas:
 
* Se comprei com você e não pude levar na hora, me ligue, mande sms, e-mail, fumaça que seja, seja lá o que for antes de eu te ligar perguntando se já chegou, ligue se for o caso todo dia dizendo, faltam 3 dias, faltam 2, falta 1, principalmente ligue quando chegar cara pálida.
 
Exemplo disso é o Fedex que enviá um sms para o destinatário e remetente dizendo onde está a encomenda, e dizem, sua encomenda acabou de ser colocada no caminhão e está indo para tal lugar. Dessa forma você preenche a ociosidade com informação e ajuda anestesiar minha falta de paciência.
 
* Se a pessoa tem que aguardar para ser atendida na sua empresa(isso não é bom), e não há outro jeito, de a ela o que fazer, seja revistas, jogos, ou mesmo informação de quanto tempo falta para chegar a vez dela, o problema não é só esperar, é esperar sem ter nada para fazer.
 
* Por último de um jeito de mostrar para o seu cliente enquanto ele espera que você está trabalhando para ele esperar o mínimo possível, ele não é Pai nem mãe Dinah para adivinhar e não espere ele perguntar.
 
Se cuidarmos disso certamente teremos um bando de sem paciência falando maravilhas de nós, pois apesar de sem paciência nós não somos sem consideração e veremos seu esforço para que nós estivéssemos informados enquanto aguardavamos.
 
Que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso!
 
Rafael Régis Somera