Certa vez ouvi o termo uma pessoa dizendo “ele tem uma liderança muito centralizadora” hoje discordo dessa pessoa, pois acompanhando o que acontece com uma empresa onde a liderança age assim, percebo que na realidade não há liderança, pelo contrário, pode-se até ter um cargo ou uma responsabilidade por uma equipe, mas falta neste caso o que faz uma equipe progredir e crescer, falta a liderança.
Li uma frase que dizia “A centralização leva a apoplexia ao centro e a anemia às extremidades.” de Félicité Robert de Lammennais e ela realmente explica o processo. O centralizador geralmente tem três medos básicos:
1. Irão traí-lo por isso é importante que ele esteja sabendo de tudo e de todos;
2. Ninguém fará tão bem como ele e por isso é melhor ele dar pitaco em todos;
3. Amanhã esse pessoal pode ir trabalhar em outro lugar e me deixar na mão.
Embasado nessas três linhas de raciocínio ele quer ser o coração da empresa, mas fazer o papel das veias e de todos os órgãos. Dessa forma paralisa a si mesmo com o excesso de trabalho e tira a autonomia da equipe que por não utilizar seu poder de decisão atrofia e se torna passiva na resolução de problemas, afinal de contas tudo se decide em um único lugar “a mesa do chefe”.
É fato que ninguém fará tão bem quanto o diretor, pelo menos no início e isso será difícil de alcançar já que ele continua não deixando sua equipe se desenvolver. Claro, isso tem preço, o preço de ver as pessoas fazendo algo com menos qualidade do que você faria, mas também há um benefício pode usar seu tempo para outras coisas enquanto eles se desenvolverão e de repente lá na frente, assim como foi com você, eles farão cada vez melhor.
Agora, se o medo é que a equipe saia e te deixe na mão, então desenhe as atividades de cada em um manual, peça ajuda da própria equipe para isso, peça que eles escrevam o manual que explica as próprias tarefas a alguém novo que venha a entrar na empresa, explique que está fazendo isso para a pessoa poder crescer na empresa e a melhor forma de fazer isso é preparar alguém para entrar no seu lugar, só assim poderá ir para outro, afinal, estamos dizendo:
Descentralizar e preparar a equipe para fazer as coisas que só você faz e assim você terá tempo para fazer outras coisas.
O sistema funciona por igual e a liderança de verdade nem é necessária a todo momento quando a equipe é madura.
Um forte abraço e que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso.
 Rafael Régis Somera