Quem contrata quem Hoje as pessoas que escolhem as empresas para trabalhar!
Antes de qualquer coisa, esta reflexão está embasada em dois dados:
 
A taxa de desemprego Brasileira em 2003 era de 12,2%, a taxa de desemprego de 2013 é de menos de 6%.
De 2003 para 2012, rendimento domiciliar per capita teve aumento acumulado de 42,6%. Em 2003, a renda na media não ultrapassava R$ 849,75. Em 2012, fechou em R$ 1.211,33.
 
Ou seja,
 
Menos desemprego e mais renda, faz com que primeiro, as pessoas tenham opção de emprego e em boa parte do país não morram de fome caso não estejam trabalhando devido a família poder dar um suporte, o que causa uma mudança drástica no mercado de trabalho, é o fim de alguns termos utilizados durante muito tempo, aí vão alguns:
 
As empresas escolhem as pessoas
Bom pela primeira vez as pessoas tem opção de trabalho, é a primeira vez onde desemprego não assola a maioria e faz com que as pessoas comecem a pensar em que empresa querem trabalhar, é como se as empresas estivessem em concorrência não mais apenas por clientes, mas por colaboradores, é hora de pensar em como agradar os clientes, mas também em como agradar a equipe, simplesmente gerar uma vaga de trabalho não trará gratidão das pessoas por sua empresa, pois isso elas também tem em outros lugares, ou seja, é hora de fazer o trabalho valer a pena.
 
Trabalho porque preciso muito
Sim, isso sempre vai existir, mas com a renda familiar subindo é possível que o pessoal lá de casa segure o rojão para mim por mais tempo que antes enquanto eu procuro algo que eu "curta", ou seja, ameaças furadas de demissão hoje são encaradas como chacota, "quer me mandar embora? Manda!"
 
E o que fazer?
 
Primeiro as empresas terão que começar a repensar o sistema industrial , quase que medieval do eu faço e você obedece, vai ser necessário uma liderança baseada em valores e princípios e não mais em chicote e cenoura. As pessoas estão com cada vez mais acesso a informação e em busca de um propósito, não é raro ver performances medíocres de colaboradores nas empresas que ao saírem dali se dirigem a atividades sociais ou religiosas fazendo um lindo trabalho. Precisaremos aprender a trazer propósito ao trabalho, é o fim do trabalhar para alguém e a chegada do trabalhar por alguém, o que sua empresa faz? Quem ela ajuda? Que problema ela resolve?
 
Todas as empresas pedem por comprometimento das equipes, mas dificilmente permitem que os membros da equipe participem das principais decisões da empresa, teremos que aprender a envolver mais as pessoas e dar autonomia para resolução de problemas, prepará-las para isso. As pessoas se comprometem com aquilo que se envolvem, não me venha pedir comprometimento a um plano maravilhoso que você fez e não pediu minha opinião.
 
Ninguém acorda de manhã para errar, é o fim da punição por erros e o estímulo ao aprendizado, tolerância para ajudar as pessoas chegarem no nível necessário, comemorar os pequenos passos.
 
Hoje tenho um lema para os meus dias com pessoas em minha equipe, se não consegue eu te ajudo, se não sabe eu te ensino, mas se você ainda assim não quiser, por favor vá ser feliz e saia!
 
Que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso,
 

 

Rafael Régis Somera