Venho acompanhando as mudanças que temos nos últimos tempos em nosso país, vários fatores são visíveis e factíveis, como por exemplo a qualidade da educação e da formação de nossa população, seja no ensino básico, ou mesmo nas faculdades que antes de instituições de ensino, muitas se transformaram apenas em instituições de vendas.

Baseado nisso os empresários terão dois caminhos:

RECLAMAR DA QUALIDADE DA FORÇA DE TRABALHO
OU
REPOR A FALTA QUE EXISTE NESSA FORMAÇÃO

Caminho um, escolha um bom whisky coloque gelo, encontre um parceiro e reclame da situação atual, diga coisas como "falta gente no mercado de trabalho" "onde já se viu o cara é formado em administração e não sabe fazer uma conta básica" "o mínimo que eu esperava dele é que ele atendesse bem", neste mesmo assunto inclua uma pitada de seu heroísmo histórico e diga "porque eu quando era funcionário fazia isso, isso e aquilo" "porque para mim ninguém precisava pedir nada". Enfim, você era diferenciado por isso está onde está, as pessoas que trabalham com você talvez sejam, só precisarão de uma ajuda para manifestar sua qualidade, porque infelizmente cada vez menos virão prontos.

Acha que eu estou falando besteira? Pois bem, já há bancos ensinando os formados em administração a fazerem contas básicas quando entram, isso mesmo, contas que deveríamos ter aprendido na sétima série, sem choro, nem vela, se não vem prontos, os deixaremos assim aqui.

Cada empresa passa a ser antes de mais nada uma pequena escola, que ensina desde funções básicas como ler e escrever até mesmo funções técnicas sobre como o trabalho deve ser feito.

"Rafael Somera, você está maluco! Eu não tenho tempo para isso." Pois bem, não faça! Compre um litro de whisky e lamente pela dificuldade que eles tem quase chorando e então faça por eles, assuma essas funções, esqueça suas férias e seu descanso, afinal só você saber fazer as coisas bem feitas né?

Minha previsão é que no futuro próximo, tão importante quanto um banheiro será uma sala de treinamentos dentro das empresas, é preciso deixar ir o que não nos serve mais, mas é necessário acrescentar em nós aquilo que não nos foi dado.

"mas isso vai acabar se tornando um custo fixo!" Isso querido, mas vamos melhorar, isso vai acabar se tornando um curso fixo, sorria, prepare as apostilas e comece as aulas.

Enquanto juntos lutamos por um melhor uso dos impostos que foram recolhidos para tal fim.

Lets grow!

Rafael Régis Somera