Desconforto, até ler esta palavra é algo que cansa, sentir-se desconfortável então nos preocupa, nos tira do centro.
A questão é como crescer sem passar por momentos desconfortáveis, como trocar o dente de leite pelo novo e mais forte sem ser pela queda, como aprender a dirigir sem passar pelo desconforto de nem sequer conseguir trocar de marcha ou, então, como aprender a falar sem antes passar até anos sem ser entendido, sendo motivo de risos até porque se falava errado.
A vida da gente mostra que desconforto está atrelado a evolução, mas infelizmente nos esquecemos, vamos conforme crescemos passando a buscar cada vez mais o conforto, o permanecer igual, afinal de contas, não gostamos de mudanças, se gostássemos iríamos morar em barracas ao invés de casas e devido ao medo de mudar, estacionamos.
Por exemplo, quem não aprendeu falar em público, foge do falar em público porque é desconfortável, sim é muito desconfortável, mas só há uma forma de aprender, passando por diversas sessões de desconforto até que se adquira mais esse conhecimento. De uma certa forma, acabamos pedindo para quem fala bem falar no nosso lugar e esse alguém aprimora ainda mais sua habilidade e nós reforçamos ainda mais nossa dificuldade, a qual nos mantém confortáveis.
Se a borboleta optasse pelo conforto ela nunca deixaria de ser uma lagarta. As asas se formam pelo esforço dela se contorcer dentro do casulo e sair do casulo é trabalhoso, cansativo, desgastante. Porém, assim pode ser com a gente e uma vez que se passa por isso o céu é o limite e aquilo que um dia causou tanto desconforto hoje você, por ter enfrentado, o faz com tranquilidade.
Quando aparecer em sua vida algo que não sabe fazer ou até que não gosta de fazer abrace, seja um trabalho, seja lidar com uma pessoa difícil, encare desafios. Evolução é livrar-se da placenta, a qual colocamos a nossa volta para nos fazer afirmar que nascemos e seremos assim, descartando a maior das virtudes humanas que é evoluir.
Na vida pessoal ou profissional evoluir sempre é o grande desafio.
 Um forte abraço e que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso.
 Rafael Régis Somera