A história do mercado em alguns parágrafos.
A história do mercado tem várias vertentes e eu depois de muito ler sobre isso me atrevo a fazer um resumo e divido contigo agora.
Certa vez, os artesãos dominavam o mundo, tudo era feito manualmente e a habilidade era fundamental para quem quisesse viver aqui, porém, com o tempo o homem começou a criar ferramentas para substituir o uso das mãos, vieram as máquinas de tear e assim por diante entramos em uma revolução industrial.
A revolução industrial criou novas profissões e a engenharia era a principal força porque produzindo mais vende-se mais e assim foi até que a produção passou a ser algo muito grande e mais do que produzir era preciso administrar todos os recursos e aí a administração foi colocada oficialmente aos negócios (sempre existiu mas aqui começou-se a se formar administradores).
Com o tempo mais de uma empresa começou a existir no mesmo setor e isso fez com que as dificuldades para vender a produção começassem a aparecer e frases como “você pode escolher qualquer um desde que seja preto” começaram a ficar arriscadas e então começou a se pensar em marketing, formas de se conhecer o que os clientes queriam e a melhor forma de informá-los.
Produzindo bem, administrando bem, informando bem, começou-se então a ver que era necessário cuidar da equipe, visto que a concorrência já não era mais apenas por clientes, mas por equipes também e a área de recursos humanos entrou em evidência.
Hoje me pergunto: E o que vem por aí? A tecnologia veio para mudar muita coisa e alguns números dizem que quase 80% de nossas crianças trabalharão com profissões que ainda não existem.
Sendo assim, a dica é conheça muita gente, estude sempre, acompanhe a tecnologia e o mundo. Novas ondas estão se formando e quem estiver preparado surfará nelas, mas a grande maioria se sentirá sendo engolida por um tsunami sem compaixão.
Um forte abraço e que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso,
 Rafael Régis Somera
* Embaixador de ETS, Psicólogo de máquinas, enfim, quanto há por vir…