Uma das questões de maior dificuldade para maior parte das pequenas e médias empresas é a contratação e depois a integração de novos membros. Para isso divido aqui uma experiência que apliquei na empresa em que trabalho e que vi dar muito certo.
Acredito muito que para o crescimento de uma empresa é preciso dar para a equipe responsabilidades que a faça crescer e comprometa com o resultado dos processos evitando a centralização, encontrada na maior parte das empresas, que sobrecarrega o empresário e deixa a equipe anêmica.
Com base nesse pensamento, desde nossa primeira integrante, responsabilizamos quem entra por último a contratar a próxima pessoa da equipe, pelo menos no que se refere aos valores pessoais. Talvez tenhamos que, para algumas vagas, fazer análises técnicas e alguns testes a mais, no entanto, não erramos mais no entrosamento da equipe.
Enfim, só entra quem garante boa convivência, cria um sistema de respeito, pois apesar de trabalharem juntos o novo integrante entra respeitando seu entrevistador e o entrevistador tem a responsabilidade de dar exemplo visto que o seu entrevistado espera e até o cobra disso.
Vale a dica! Espero que sirva!
 Um forte abraço e que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso.
 Rafael Régis Somera