Como encontrar pessoas motivadas para a empresa
Todos os dias ouço empresários e líderes de empresas alegando que não conseguem encontrar pessoas motivadas, chegam a atrelar o insucesso da empresa ou do empreendimento do negócio ou projeto à falta de pessoas motivadas. Quando ouço alguém falando isso tenho pena, pois sei que estou diante de uma pessoa que se não mudar sua opinião não será bem sucedida.
 
Não quero aqui dizer que não é bom ter pessoas motivadas, pelo contrário, acredito muito na sinergia gerada por equipes, mas sei que se queremos progredir não podemos depender disso de maneira alguma. Imagine se uma empresa como Embraer dependesse de encontrar mais de 20 mil pessoas motivadas para trabalhar e ter sucesso, isso seria impossível. Ou então, um McDonald’s com os seus mais de 1 milhão e duzentos mil funcionários dependendo de motivação.
 
O fato é que o que as pessoas precisam em primeiro lugar não é motivação e sim direção, direcionamento, clareza em suas atividades e obrigações, acompanhamento bem próximo para ajustes e feedbacks diários com olho no olho falando do desempenho do dia e do que se espera de amanhã.
 
Muitas das empresas que eu vi reclamar da equipe não tinham o hábito de explicar as tarefas da equipe, muito menos de conversar diariamente sobre os resultados e documentar as atividades por escrito.
 
O que o McDonald’s fez com mais de um milhão de pessoas conheço empresas que não conseguem fazer com 4 funcionários e talvez você me pergunte: por que? Simples, porque frente a um erro do funcionário, elas não pensam em uma forma de ajudá-lo a não errar mais, elas ou o intitulam de incapaz ou trocam o mesmo, colocando outro que, com o tempo, vai passar pelo mesmo erro e a empresa continuará com o ciclo.
 
Quando alguém errar em sua empresa, reveja, documente, explique, treine e acompanhe, assim, baseado nisso, cobre que o que está claro seja feito e pelo amor de Deus acabe com a palavra bom senso dentro de sua empresa, mude-a para normas, procedimentos e processos.
 
Um forte abraço e tenha uma boa semana,
 
Rafael Régis Somera