Como se livrar dos pessimistas e mesquinhos caranguejos que te cercam.

Certa vez ouvi uma história que explicava que os caranguejos eram cozinhados vivos dentro de uma panela, explicavam também que a panela não era alta e que daria para, com certa facilidade, eles pularem da panela, veja a imagem e vai entender do que estou falando, há outras na internet basta procurar.

Eis que surge a questão, se eles estão sendo queimados vivos e é possível pular fora da panela, por que não pulam?

A resposta é terrível: porque os que estão lá em baixo puxam os outros que estão tentando pular pela perna e assim os que caem logo na sequência fazem com os outros e assim unidos no ideal morrem juntinhos, lindo né?

NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

O mercado de trabalho é uma grande panela, feita pela maioria dos profissionais que vão cozinhar suas carreiras e morrerem vivos aos poucos, geralmente procurando culpados para as coisas que não dão certo com eles, dirão que a culpa é da chuva, do cliente, da empresa, do sol, do vendo, dos pardais, do transito, do el ninho culparão até a pobre coitada da fada do dente.

Uma hora cansado de achar culpados para o calor da panela, um deles vai acordar e perceber que enquanto a culpa estiver nos outros a solução também estará e se os outros não solucionarem irá cozinhar com o problema  a vida toda, nesta hora você acorda e diz: o que EUUUUUUU posso fazer para? Quem pode me ensinar? Quem pode me ajudar? Quem pode me fazer enxergar? Não, não aparecerá o chapolim colorado, você terá que ir buscar, geralmente estas pessoas já não estão mais dentro da panela, não adiantará conversar com outros caranguejos que estão nela, mas a hora que você erguer sua patinha segurar na beira da panela e tomar impulso para subir, adivinha?

Alguém vai lhe puxar com força para baixo, este puxar com força vem não com um puxão pelo braço, antes fosse assim, seria mais fácil identificar, mas vem com frases, conversas sussuradas geralmente no corredor, abaixo alguns exemplos e o que você poderia fazer quando elas chegarem para você:
- Sabe eu to meio desanimado (ou seja, fique você também!)
- To meio cansado disso aqui (ah! é? Então porque não sai? Ao invés de despejar rancor em mim?)
- Eu acho que não funciona (Acha mesmo? Boa sorte vá procurar outra coisa!)
- Aqui ninguém valoriza a gente (ligue para sua mãe ela dirá que você é demais!)
- To vendo umas outras vagas por aí (tá e o que eu tenho a ver com isso?)
- Acho que está caro o que a gente vende (Legal vá para o concorrente eles estão mais baratos, um dia você acha um preço tão bom que não precise de vendedor para apresentá-lo)
- Não sei se é isso que eu quero (quem é você? de onde vem? para onde vai? Deixe suas crises existenciais em casa, se está aqui faça seu melhor ou go home!)

Claro que você não dirá essas coisas né? Mas deveria, há outras forma de responder sem ser usando as formas que estão entre parênteses, ignore, foque em você  e em seu resultado e aprendizado e siga, se te ligar para resmungar não atenda, diga que estava em reunião com a fada do dente, ele vai em breve te ignorar, assim que perceber que você saiu da panela vai te dar algum apelido(tonto, cabeçudo, puxa saco, otário) isso conforta ele e vai buscar uma outra perninha para puxar, ele não vai atrás de você, ele não vai sair da panela, pois para isso ele teria que aceitar que ele não é tão bom quanto imaginava e que não sabe tudo como pensou que sabia, o orgulho é acido e vai corroer com o tempo.

Mas não tenha raiva, afinal ele já tem a própria pena, a panela, se achar que pode fale com ele sobre o fogo, sobre um lugar melhor fora da panela, o que ele faz vem do que ele viu alguém fazer, não é maldade, é só um hábito ruim, mas que só ele pode mudar.

Espero que esta história te ajude como um dia me ajudou,

Que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso,

Rafael Régis Somera