Hoje tive contato com uma pequena empresa que estava iniciando seu crescimento e se via perdendo o que a levou a conseguir crescer, perdendo a essência.

A questão é: Como crescer sem perder o motivo que te permite crescer? 

O primeiro ponto é cuidar de que a comunicação continue fluindo, por mais que se façam divisões e que a hierarquia apareça, é importante manter todos com acesso a fonte, seja com reuniões periódicas, seja com o bom dia nosso de cada dia. 

Depois disso, é importante normatizar e escrever essa essência, seja em forma de missão, seja em forma de recados e quadros que avisem e lembrem a todos o que é mais importante ali. Neste caso que eu citei, o que eles não queriam perder era a personalização do serviço e o cuidado com os clientes e neste caso os dois passos acima caem como luva. 

Além deles para iniciar o resgate, caso a essência já tenha começado a se perder, um bom treinamento com uma consultoria que realmente se intere do negócio e consiga dividir isso com todos pode ajudar no novo caminho. 

Enfim, decolar sem cuidar do abastecimento da nave pode ser perigoso, afinal no alto quando você mais precisar do combustível que te levou até lá ele pode faltar e se não tiver pára-quedas fica perigoso.

Um forte abraço a todos e que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso.

Rafael Régis Somera