A palavrinha empreender tem aparecido em tudo, toda hora e em todo lugar, eu acredito que é pelo jeito que está o mundão, ela teria que aparecer mesmo, um mundo tão cheio de problemas novos precisa de muito empreendedorismo para evoluir.
 
Porém vejo todos os dias pessoas usando mal a palavra, dando a entender que empreendedorismo tem haver com abrir uma empresa e sinceramente não é isso, exatamente, não é isso, por favor não é isso, pelo amor não é isso.
 
Existem muitos estudos sobre a origem da palavra empreender, mas vamos pelo caminho mais básico, sua etimologia leva para imprehendĕre uma palavra do latin que tem um significado parecido com “pegar, capturar, levar diante de si, segurar” enfim, pegar com as mão e não soltar, ou seja, podemos criar vários sinônimos para esta palavra, como perseverar, buscar, focar, enfim, como podemos ver esta palavra é um adjetivo e não uma atividade.
 
Baseado no que disse acima, dizer "então eu resolvi empreender" é como dizer "então eu resolvi ser bonitão" fica estranho né? Pois é, conheço pessoas que tem empresas e passam longe de serem empreendedoras e tenho pessoas em minha equipe, ou que vejo trabalhando em empresas por aí que me inspiram pois empreendem de verdade.
 
Mas afinal o que é empreender?
 
É buscar soluções para os problemas seus ou de outrem, e é pegar essa busca com as mãos, segurar, colocar diante de si e encontrar o caminho para a solução, ainda que isso lhe faça perder 9999 lâmpadas, sim, foi o que Thomas Edison precisou até acertar e pasmem, quando um reporter perguntou a ele: "O senhor se sente mal de ter errado tanto antes de conseguir?" Sabe o que ele disse? Anota aí:
"Eu não errei não, só descobri 9999 maneiras de não se fazer a lâmpada"
 
Por isso, deixo aqui meu manifesto, empreenda, amanhã, onde estiver, com quem estiver, com o que tiver em mãos, melhore as coisas, este termo não está em alta atoa, é a atitude que o mundo de hoje precisa, a qualidade, o adjetivo e lembre-se como qualquer adjetivo deixe que as pessoas vejam isso em você e suas ações, nunca se defina como empreendedor, afinal, empreender é um jeito de viver a vida, talvez de tanto vive-la assim, um dia até se torne isso e não precisará falar isso para ninguém, pois o que somos fala bem mais alto do que o que dizemos de nós.
 
Comece já não culpando os outros pelo seu insucesso.
Buscando soluções para os problemas que você convive.
Sendo parte da solução e não do problema.
Não buscando adeptos para suas dores, mas doutores para trata-las.
Ajude que está perto precisando de você, afinal o mundo já tem críticos demais.
Corra riscos, afinal, não se ilumina o lugar sem queimar algumas lâmpadas no caminho.
Assuma a responsabilidade, que nada mais é que a habilidade de responder por algo.
Levante-se e faça acontecer.
Não espere que o mundo gire a sua volta, você tem o poder de fazer o mundo girar, "basta ser sincero e desejar profundo".
Aprenda a bailar com os "nãos" dessa vida, quando fizer isso vai ver que ao faze-los girar viram "sims" em muitos casos.
 
Enfim, nossa sistema de ensino, nos formou para resolver problemas que tinham solução certa e o mundo de hoje precisa de novas soluções, não há alternativas a, b, c, d e e, prontas, temos um abecedário esperando por nós, toda hora, todo dia e criando novas respostas fazemos um mundo bem melhor a nossa volta.
 
Lets grow!
 
Rafael Regis Somera
 
#empreender #empreendedorismo #estilodevida