Realizo trabalhos em diversos tipos de empresa e ouço muito as equipes comerciais e os empresários falando de fechar negócios, fechar vendas. Imagine pessoas que deveriam cuidar de ajudar as outras dizendo que estão fechando negócios, minha vontade é gritar bem alto NEGÓCIOS NÃO SE FECHAM SE ABREM!

A visão das empresas é tão limitada a venda que a maioria paga o preço da sua falta de cuidado com seus clientes a ponto de ter que investir montanhas em propaganda para conseguir fechar novas vendas. Sim, pois se estivessem cuidando de abrir novas vendas, de abrir novos negócios teriam então clientes mais satisfeitos e por sua vez menor necessidade de correr atrás de novos clientes, que por sua vez custam bem mais caro.

Talvez seja o espírito de gafanhoto do ser humano que devasta seu mercado e não cuida dele para que o mesmo se encarregue de florir e dar frutos novamente, sendo assim voltamos a idade da pedra e viramos nômades escolhendo cada hora uma ação diferente, muitas vezes em locais diferentes para atrair clientes, sempre mudando, contudo, a maior parte das empresas adora atrair, mas não faz o mínimo para manter.

Sendo assim, pergunte a você mesmo, o que você faz depois que você vende?
Manda e-mail? Visita novamente para perguntar como está? Lembra de datas especiais? Envia artigos da área do cliente para mantê-lo informado?

Enfim, o futuro é nada mais do que fruto das ações e coisas que plantou hoje em sua empresa ou em sua carreira.

Uma boa semana!

Rafael Régis Somera

Obs. Abaixo um evento que a empresa em que trabalho está fazendo para seus clientes, isso não será cobrado e isso não era combinado, é só uma forma de dizer, já vendemos, mas você continua muito importante.