O que fazer para minha empresa, ou eu mesmo dar certo

Por diversas vezes em minha vida eu me fiz essa pergunta, por diversas vezes outras pessoas também me fizeram e a todo momento sei que tem alguém fazendo a si mesmo, foi por isso que resolvi tentar responder com o que já entendi.

Para agregar alguma coisa na resposta tenho que começar contrariando uma conduta muito encontrada na maior parte dos profissionais: "preciso esperar acontecer x para eu fazer o que precisa ser feito." O correto é fazer algo que precisa ser feito para que alguma coisa aconteça.

Bonito essa parte né? Mas vamos a prática, você poderia me fazer a seguinte pergunta: TÁ! E SE EU NÃO SOUBER O QUE PRECISA SER FEITO PARA QUE ALGUMA COISA ACONTEÇA?

Essa pergunta foi a segunda parte do meu aprendizado, depois de perceber que eu tinha que agir, me faltava ter a certeza da atitude certa, eliminar o risco da ação, veja um exemplo:

frase da maioria das pessoas: "assim que sobrar um dinheiro eu vou investir mais no pós venda com meu cliente"

correção: Enquanto você não investir no pós venda com o seu cliente não irá lhe sobrar mais dinheiro, ou seja, invista no pós venda para ter mais dinheiro.

questão: Mas o que eu devo fazer de pós venda?

Resposta: Não sei, não conheço seu negócio, não sei quem são seus clientes, do que eles gostam, o que eles querem, isso muda muito e muda sempre, portanto, dificilmente você realmente saberá e quando souber ainda assim não saberá como agradá-lo.

Desanimou? Não se preocupe, o que move a questão é a ação, simplesmente a ação, certa ou errada, mas constante, faça, faça algo, faça mais de uma coisa, faça uma lista de coisas:

* Vou ligar perguntando o que nós não temos e poderíamos ter para oferecer a ele
* Vou perguntar a ele se ele indicaria nossa empresa para um amigo
* Vou mandar uma carta de parabéns no aniversário dele
* Vou mandar um brinde de nossa empresa para ele
* Vou enfeitar nossa empresa para que ele se sinta bem e convidado a nos visitar
* Vou caprichar em um cafézinho para oferecer a ele
* Vou dar um desconto a ele que já é nosso cliente para coisas novas que queira comprar
* Vou agradecer aquele cliente que sempre nos indica

Mas Rafael Somera como eu saberei se isso vai dar certo?

Como disse acima você nunca terá essa resposta exata antes de fazer, é preciso agir, movimentar, sair da inércia, a única certeza que você tem é que insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas, ou neste caso, não fazendo, e esperar por resultados diferentes.

Hoje pude ver que meu trabalho vem prosperando, e conhecer um monte de gente que prosperou e se alguém me perguntar o que foi que eu fiz ou o que fizeram para que desse certo eu responderia: MUITA COISA, e na maior parte delas não saberia dizer quão certo elas deram, mas sei que devido ao fato de ter estado em movimento e em ação a frase que diz: "É PRECISO FAZER O QUE PRECISA SER FEITO PARA QUE AS COISAS ACONTEÇAM" foi realizada, pois muito foi feito e alguma dessas coisas eram as coisas certas.

Não haverá o consultor que será exato no que você tem que fazer no seu negócio, fosse assim, uma simples fórmula que se aplica e da certo, todas as empresas prosperariam, afinal ninguém acorda de manhã para dar errado, todos levantam em busca de algo melhor, mas o medo, a insegurança, fazem com que a gente espere muitas vezes por certezas que não virão e pague o preço da ociosidade, da demora, perdendo o mais valioso dos patrimônios: o tempo.

Não sei qual a sua busca, não sei o que está esperando para fazer o que precisa, mas sei que o que está esperando na maior parte das vezes só virá depois que você começar a fazer algo.

Só erra quem faz.

Que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso!

Rafael Régis Somera