Estou pela primeira vez participando da Campus Party (campus-party.com.br) considerado o maior evento de tecnologia do mundo. São mais de 8 mil pessoas reunidas por aqui, sendo 7 mil delas acampadas durante praticamente uma semana no evento e que trazem além de roupas básicas seus laptops e gadgets.

Aqui estamos entre o publico online, aqueles jovens da geração Y e outras que estão chegando e que segundo os estudiosos mudarão a forma como as coisas são vistas e acontecem. Isso é tão levado a sério que nunca foi tão grande a presença deles meio a diretoria das empresas. Sim, elas já perceberam a necessidade de tê-los por perto.

Meu objetivo com este post é dar algumas dicas práticas de como as empresas precisarão se adaptar para sobreviver a este público, mesmo você empresário que tem como público alvo um público mais velho, cuidado, é cada vez maior o número de pais e avós que pedem opinião dessa rapaziada para suas decisões, sendo assim, vamos lá:

A sua empresa precisa interagir, sempre e a todo momento.
Fim da era eu falo e você escuta, fim dos tempos nos quais o que eu sou é o que eu digo e não o que os outros falam, início de novos tempos.
Aqui na campus Party as palestras que mais fazem sucesso são as que interagem com este público, aquelas que dizem coisas como: Quem twitar tal coisa ganha um prêmio! Ou quem vier primeiro aqui(isso sendo dito pelo twitter) e de repente vejo jovens levantando e correndo em tal direção. Lembra das rádios? Era legal né? A interação com o público, o ânimo, pois é, sua empresa precisará ser meio rádio, ser mais legal, empresa por empresa to fora é o que eles dizem.

Seja transparente, mais que nunca e seja sempre
Com tanta informação à nossa disposição não adianta esconder os erros, dizer que a cagada foi culpa de alguém, chega de desculpas. Assuma seus atos, seus erros, por incrível que pareça a compaixão aumenta conforme a transparência cresce. A humildade nunca foi tão bem vinda.
Aqui na campus o clima é quente, as barracas apertadas, os banheiros coletivos e você não vê ninguém reclamando da organização, é como se todos entendessem que fazer algo deste tamanho dá trabalho e compreendessem focando no que é bom.

Aja com o coletivo
Fim dos tempos do eu sozinho, tá mais fácil compartilhar, tá mais fácil interagir e não me venha dizer que as pessoas estão se isolando, são outros tempos a diferença é que antes não existia computador e internet, fazer o que? É o prato do dia, pessoas 100% conectadas alimentando esta matrix, curtindo o que gostam e compartilhando o que não presta (já que ainda não inventaram o "NÃO curti").
Faça sua empresa mostrar quem é cliente dela, bote eles para falar mostre a eles quem são eles, mostre que eles fazem parte, todos querem fazer parte de algo bom.

Enfim, essas são três dicas para você pensar, pense em fazer um negócio do bem para o bem, fim dos tempos em que se trabalha para alguém, início dos tempos em que se trabalha por alguém.

Um forte abraço e que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso. Lets Grow!

Rafael Régis Somera