permuta
permuta
de permutar
s. f.,
permutação;
troca de uma coisa por outra;
câmbio;
transposição recíproca de posição.
Isso é o que diz o dicionário, mas para as empresas nos dias de hoje a palavra “permuta” significa muito mais que isso. Podemos dizer que permuta hoje é um artifício usado pelas empresas na luta diária pela diminuição de custos fixos e variáveis e que sua empresa pode aplicar e se beneficiar a partir de agora.
As moedas substituíram a troca de mercadorias entre as pessoas. Até o surgimento delas, o comércio era feito por escambo (troca de uma mercadoria por outra). O escambo antigamente demandava uma negociação complicada. Como saber, por exemplo, quantas arrobas de trigo vale um boi? A moeda facilitou muito a vida dos comerciantes da antiguidade. Na atualidade, a característica da moeda como unidade de troca é universal, mas o escambo volta aparecer hoje chamado de permuta, não voltamos no tempo não, é que a humanidade tem invenções que duram pra sempre como a roda.
Quais são as empresas que podem fazer permuta?
Neste caso querer é poder, isto é todas as empresas podem fazer permuta com outras empresas, mas é claro, é necessário cuidado ao propor uma permuta, pois uma permuta saudável tem que gerar o ganha-ganha, só assim a parceria será duradoura.
Como fazer permuta?
Primeiramente é bom saber que pouquíssimas empresas se utilizam deste benefício nos dias de hoje, muitas por conservadorismo, outras por desconhecimento e assim por diante.
Prepare-se para o discurso mostrando todos os benefícios de uma permuta saudável fazendo uma parceria de sucesso. Dobre as mangas e siga os cinco passos abaixo para que sua empresa se beneficie deste artifício:
1º passo - Levantamento
Faça um levantamento de seus principais gastos, comece pelos fixos, aqueles que todo mês arranca moedas de seu bolso.
2º passo - Análise
Após o levantamento analise qual das empresas que você encontrou no levantamento se beneficiariam com os produtos ou serviços.
3º passo - Proposta
Selecionados os possíveis parceiros, crie a proposta.
O escambo que deu lugar a moeda no passado, hoje se beneficia dela mesmo (moeda) para quantificar o sistema de troca, facilitando assim a busca por valores na permuta, por exemplo:
Uma padaria ter uma permuta com uma gráfica com o seguinte acordo:
A gráfica oferece 2000 sacos de pães personalizados por mês para a padaria, o que equivale a aproximadamente R$ 400,00. A padaria se encarrega de fornecer todos os dias uma quantidade de pães para a gráfica usar no café da tarde de seus funcionários, uma quantidade equivalente aos R$ 400,00.
4º passo - Negociação
Agora chegou a hora da negociação, se prepare para vender a permuta, para isso use a revista Venda Mais de uma forma geral, pois dessa área eles entendem tudo e mais um pouco.
5º passo – Pós Permuta
Pós permuta, mantenha contato com o parceiro para saber da satisfação dele com a permuta, este tipo de contato ajuda a corrigir possíveis falhas e fazer com que a permuta dure mais, muito mais.
É isso ai pessoal, agora mãos a obra e sucesso!
Um grande abraço
Rafael Régis Somera