Toda e qualquer vez em sua vida onde o que está lhe impedindo de crescer ou conseguir atingir seus objetivos na sua opinião estiver ligado a alguém que não seja você mesmo, saiba, você está enganado e provavelmente será vítima de si mesmo, em muitos casos pela vida toda.

Poderia ser mais ponderado, dizer que temos que analisar, mas não, você está enganado sim, enquanto os motivos de você não conseguir estão no outro, os motivos de você conseguir também estão, ou seja, você é uma borboleta ao vento que apesar de bater asas nunca escolhe definitivamente para onde vai, afinal o vento decide. Dessa forma se um dia você der certo na vida, o que eu duvido muito, será por causa de alguém também, sendo assim, você é coadjuvante em sua própria história dependendo sempre de atores principais que lhe façam as coisas acontecer! Faço questão de lhe explicar porque, mostrando as coisas que geralmente nós erroneamente dizemos a nós mesmos e as outros.

"Quando chove acaba com meu dia e eu dificilmente atinjo os meus resultados"
Por favor não more na Inglaterra então, lá chove 282 dias por ano, ou seja, se você mudar para lá você será andarilho se mantiver esse papinho. Se vire meu filho, aprenda a dançar na chuva.
Nunca esquecerei a primeira corrida com chuva, um desastre, uma piada. Fui muito mal. Pilotos passando por um lado e pelo outro, todos me ultrapassavam e eu não podia fazer nada. E no seco eu era muito bom! Então nesse dia eu vi que não sabia correr na chuva. A partir desse dia passei a treinar com chuva. Sempre que chovia eu ia para a pista, treinar. E aí eu aprendi.” Ayrton Senna

"Os clientes que estou visitando são muito difíceis por isso não estou conseguindo vender"
Das duas uma, ajuste e tente melhorar os clientes que você visita, mas se não der, se continuar vendo clientes dificeis em sua frente a outra saída seria aprender a lidar com eles, afinal de contas para clientes fáceis qualquer máquina ou e-mail vende, não seria necessário você, se você vende apenas para clientes fáceis, saiba, seus dias estão contados.

"O departamento X não está ajudando meu departamento e por isso não estou conseguindo.""
Ok, e se o departamento X nunca melhorar o seu departamento sempre será ruim? O que você pode fazer melhor ou diferente para não depender disso? Está disposto? Sei que é uma delícia encontrar o culpado para as coisas que não dão certo, mas isso lhe conforta a longo prazo? Muda sua história? Ou é apenas mais uma vez em que você achou alguém para apontar o dedo? Até quando você vai depender de outrem? Eu sinceramente não conseguiria dormir se todo meu futuro estivesse na mão de outro departamento, não estou falando para você mudar de emprego, afinal no outro emprego certamente você vai encontrar um departamento inimigo também(isso vira um vício), estou falando de agir, de tirar as muletas e caminhar, de fazer sua parte e se tiver como fazer o que precisa sem depender do outro, faça, se depende do outro de verdade converse, sugira, ensine, afine, estimule, mas sinceramente apontar as falhas de outro em uma mesa de bar, não muda seu futuro.

"Não tenho tempo para estudar e melhorar o que faço"
Você tem o mesmo tempo de todo ser humano da terra, o mesmo que o Obama, o mesmo que Silvio Santos, o mesmo que qualquer pessoa, então pare de se enganar, para de dizer que não tem tempo, isso é apenas uma questão de prioridade. Com o que você vem gastando seu tempo? Nessa hora me lembro de meu pai inclusive me dizendo em dias corridos "o que você faz da meia noite as seis?"


Enfim, não é uma questão de culpados, mas se quiser achar um, eu te ajudo, a culpa é sua! E enquanto você não entender isso, você será apenas uma marionete de suas próprias desculpas, justificando seus atos por meio dos atos de outra pessoa, por favor, acorde!

Que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso, eiiii!!!!! Nossas pegadas e não de outra pessoa!

Rafael Régis Somera