Todo mundo deveria saber programar, para se comunicar melhor.
Hoje em meu trabalho existe uma sala com uma equipe de desenvolvimento de software e vejo os códigos nas telas, me sinto realizado, me sinto feliz de fazer parte de um ambiente de programação.
 
Acho que pensando bem das coisas que me mais me ajudaram na vida (alem dos meus pais) foram os jogos que resolvi jogar(age of empire da vida) e as coisas que resolvi aprender, dentre elas programar foi uma das experiências mais incríveis que vivi, eu vibrava, achava fantástico, me apaixonei. 
Poder ter o poder de dizer ao computador o que fazer em cada situação me dava uma sensação de compreensão e conquista a cada código programado com sucesso.
 
Programar é aprender a falar outra lingua, a lingua das máquinas é aprender a instrui-las e assim como aprender ourta lingua ao progarmar você deve considerar ambiente, cultura, e capacidade de entendimento.
 
Quando numa relação com outro humano nós por exemplo pedimos: Por favor você pode ir até a cozinha e me trazer um cópo de água, na programação você deve pensar em quantas cozinhas existem, em qual delas você vai, se por algum motivo não chegar até lá o que vai fazer? Caso chegue e tenha mais de um copo qual deles você deve pegar, caso não tenha copos o que fazer? Caso não tenha água como proceder, enfim, a programação não permite meia instrução, é um xadrez é pensar na frente nas possibilidades que a realidade realmente nos trará e não apenas no idealismo de achar que a apenas uma cozinha, um copo, agua e nada acontecerá.
 
A vida não me permitiu continuar apenas com isso, o que seria uma delicia, fui levado a outros campos também que acredito que hoje me ajudam muito, mas por meio de nossa equipe posso vivenciar a melhora de minha comunicação, programar é se comunicar, é ser claro, é ser estratégico, é considerar a capacidade do outro ao pedir algo(no caso o computador.)
 
Meio a isso achei um vídeo falando disso http://www.youtube.com/watch?v=nKIu9yen5nc, se tiverem cinco minutos acho legal verem, o vídeo explica a causa do site http://www.codecademy.com/ que com base nisso tudo que disse acima estimula pessoas aprenderem programar, não é nada fácil, mas a base do contexto, vejam que legal que é.
 
É uma iniciativa que tem como objetivo levar aulas de programação para crianças e escolas e nos estados unidos já é realidade. Se você nunca teve a oportunidade de aprender nada sobre programação, este site te ajuda, desde a primeira linha de código.
 
DEsabafo de sábado a tarde com o coração cheio de alegria. Obrigado por estarem aqui.
 
Que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso,
 
Rafael Régis Somera