Uma mensagem aos donos de pequenos negócios.
 
Não conheço os motivos e razões que levam as pessoas a terem empresas, respeito todas as intenções, mas sei que muito não escolheram ser empresários, quase que foram escolhidos, seja pelas dificuldade da vida e a falta de oportunidade ou por habilidades que possuíam que os levaram a iniciar um negócio.
 
Nesta jornada não há estabilidade, não há segurança, há risco, risco de dar certo, risco de dar errado, risco de prosperar e risco de fracassar, há risco.
 
Você é meio doido escolheu arriscar?
 
Ainda bem!
 
O legal de um negócio é que ele permite,
permite quem o faz sonhar
quem entra nele de ter seu sustento,
quem vende para ele conseguir fazer outro negócio prosperar,
quem compra dele ter um problema resolvido ou ao menos remediado.
 
É um organismo novo, uma vida, por isso se chama organização, em grandes empresas cada um que faz parte dela é uma célula, em pequenas empresas cada pessoa é bem mais que isso, as pessoas são órgãos, partes da anatomia do corpo dessa empresa é bonito ver a dinâmica desses organismos se organizando em uma organização.
 
Em momentos como os de agora muitos destes organismos precisarão abrir mão, de sonhos, de células, de partes importantes do corpo, e sofrerão com isso sem nenhuma sombra de dúvida.
 
De maneira cíclica tudo se compõe, tudo se ajeita, tudo se organiza e por mais que durante um tempo estas organizações agonizem se souberem ser flexíveis e abrir mão, quem sabe até permitir que essas células criem novos organismos ou façam partes de outros já existentes que também tiveram que se reinventar, se assim o fizerem passarão por este período, passarão por esse redesenho da vida humana na terra.
 
Sei lá senti vontade de escrever para dizer o que disse a mim: Tenha calma segure firme, vai passar.
 
Acredito que essa nova vida que está nascendo seja mais verdadeira, em tempos de home office, onde não precisemos esconder o barulho das crianças ou dos cachorros ao fundo enquanto falamos ao telefone, sim pessoas tem cachorros e crianças, não precisa disfarçar é assim que a vida é, é assim que as empresas são, um organismo feito de vida, da vida de muita gente.
 
Que sejamos fortes de acreditar que por mais que pareçam linhas tortas há uma oportunidade de revermos o que é a vida de verdade e na verdade nesse pequeno planeta azul.
 
Lets grow
 
Rafael Regis Somera