9

Ouço muita gente dizendo que gostaria de ter uma empresa porque não aguenta mais ter chefe. Doce ilusão, ao abrir uma empresa você passa, ao invés de ter apenas um chefe, a ter milhares deles, afinal de contas, a imagem atribuída ao chefe é aquela de quem paga seu salário no final do mês, certo? 

Pois bem, os seus clientes ganham esse cargo, a diferença é que não recebe o salário de apenas um, são muitos que pagam seu salário, em partes, e que mesmo sendo assim, apenas um que te demita, ou seja, não compre mais seus serviços, lhe fará muita falta até mesmo porque esse que demitiu sua empresa começa uma campanha incansável para que os outros também o façam, a velha história de que uma que não gosta fala para dez. 

Contudo, se quer mesmo ser empresário, autônomo, enfim não ter um superior, saiba que isso é doce ilusão você passa a ter vários superiores, afinal, no trabalho dizemos que o chefe está sempre certo e no mundo dos negócios o cliente tem sempre a razão, ou seja, dá na mesma. 

Por isso, quem foi um empregado bom, trabalhava como se o negócio fosse dele, agradava o chefe e coisas do tipo, que muitos fracassados chamam de “puxar saco” não terá muita dificuldade em atuar no meio empresarial. Mas se não gosta de engolir sapo, pedir desculpas, cumprir prazos e combinados, é melhor pensar na vida de outra forma. 

Entretanto, o cliente tem sempre suas razões, mesmo que não tenha razão, cabe a nós interpretá-las e atendê-las se quisermos brincar de dar certo no mundo dos negócios. 

Olhe para seu cliente como chefe, trate-o assim e ele trará outros chefes (clientes) para que você trabalhe para eles também, caso contrário será demitido de um por um e aos poucos. 

Espero ter ajudado e que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso, 

Rafael Régis Somera

#vendas #vendamais #vendedor #empreendedorismo #empreender#marketing


vendasvendemaisvendedorempreendedorismoempreendermarketing