O que fazer quando falta mão de obra

Não leva mais que cinco minutos para em uma roda de empresários de pequenas empresas surgir o assunto: Falta gente qualificada!

Todos tem razão, nunca estiveram tão certos, as empresas deixam de crescer por esta razão, mas em minha cabeça fica a seguinte pergunta: E aí? O que você vai fazer?

Nesta hora temos dois caminhos que divido com vocês:

Caminho UM: Como é bom concordar!
No caminho como é bom concordar você faz amigos, você se sente confortável da uma tranquilidade  imensa e vazia, o fardo é dividido e o melhor de tudo: CASO SUA EMPRESA NÃO CRESÇA VOCÊ TERÁ QUEM CULPAR! Que gostoso né? E aí o que achou tá feliz?

Caminho DOIS: Preciso fazer alguma coisa!
Neste caminho você terá muito trabalho e não vai ficar alimentando a conversa acima, aquilo tudo que foi apontado será trabalhado por você, sua empresa se transforma em uma grande escola e você continua crescendo e fazendo pessoas crescerem.

Claro não é tão simples assim, mas ao meu ver é o caminho, pois trata-se de um caminho em que nós podemos fazer algo, podemos fazer nossa parte, tudo bem as empresas precisam de pessoas qualificadas, torço como todos para que a educação melhore, que o governo ajude a preparar, que as famílias voltem a ensinar valores, mas isso tudo não depende de mim, isso me torna apenas vitima.

A dica é marque treinamentos com sua equipe,  sobre o mundo, sobre o que as pessoas fazem, sobre o óbvio, fale do óbvio com sua equipe.

Se você não se sente apto para treiná-los contrate alguém(mas lembre-se preparar a sua equipe é sua obrigação)! Se você não tem dinheiro para investir use a internet existe muito treinamento gratuito no YouTube ou então em endeavor.org.br só não fique dando desculpas que não cresce pois falta gente!


Então vem a questão: Mas as pessoas ouvem e esquecem tudo?

Não, elas não esquecem tudo, elas esquecem quase tudo, talvez guardem uma frase e se você fizer 12 no ano terá uma equipe com 12 frases a mais e em um país onde as pessoas estão desqualificadas, 12 frases a mais são uma grande diferença. Muito cuidado também de não treinar os bons porque tem os ruins que não querem nada com nada, sua empresa não é hospital cuide dos saudáveis para que não adoeçam suas mentes com a ociosidade.

Ah! Mas se você costuma ter o pensamento: Mas e seu eu treinar e eles se forem? Mude para: E se eu não treinar e eles ficarem? Qual é pior?

É isso! Espero ter ajudado!

Um forte abraço e que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso. Lets Grow!

Rafael Régis Somera